DF: CineMarx exibe “O Conto do Czar Saltan”, de Aleksander Ptushko

O programa CineMarx, do PCO-DF exibirá nessa sexta (17), às 19h, o filme O Conto do Czar Saltan, dirigido em 1966 na União Soviética por Aleksander Ptushko. O CineMarx já exibiu mais de uma dezena de produções cinematográficas sobre o socialismo, sempre acompanhadas de um debate crítico e de pipoca. Realizado semanalmente, às sextas-feiras, o programa já teve em cartaz, por exemplo, “Outubro” (Eisenstein, 1928), “Hamlet” (Kozintsev, 1964) ou “Rosa Luxemburgo” (Margareth Von Trotta, 1986). Em sua última edição, em 7 de novembro, foi exibido o documentário “Dez dias que abalaram o mundo” (Aleksandrov, 1966) narrado por Orson Welles, em comemoração ao centenário da Revolução Russa.

Aleksander Lukich Ptushko (1900-1973) foi um cineasta ucraniano experiente em animações com a técnica de stop-motion, que realizara desde a década de 1920 no estúdio soviético Mosfilm. Esta habilidade com efeitos especiais foi amplamente explorada ao longo de sua carreira em diversos filmes épico-mitológicos, em que a fantasia era a uma vez causa e consequência da técnica que dominava. Uma de suas últimas obras, O Conto do Czar Saltan é uma adaptação de um conto popular russo, recontado em verso por Pushkin (1799-1837) e transformado em ópera em 1900 por Rimsky-Korsakov (1844-1908).

No conto, o czar Saltan escolhe a caçula de três irmãs para ser sua esposa, nomeando as demais como cozinheira e tecelã, e evidentemente despertando nelas a inveja. Durante a ausência do monarca, que partira para a guerra, a czarina dá à luz o príncipe Gvidon. Mãe e filho são atirados ao mar pelas irmãs trancados num barril. Compadecido dos dois, o mar os deposita numa ilha remota chamada Buyan. O jovem, que crescera rapidamente no barril, lança-se à caça e acaba por salvar um cisne encantado das garras de uma águia. Agradecido, o cisne cria uma cidade para Gvidon governar, mas o príncipe segue com saudades de seu reino…

Venha ao CineMarx debater conosco os significados dessa estória no contexto soviético!


DF: CineMarx exibe “O Conto do Czar Saltan” de Aleksander Ptushko

 

O CONTO DO CZAR SALTAN
1966
Aleksander Ptushko

⚙️ ⚙️ ⚙️

Sexta, 17/11, 19h
Contribuição: R$15
Exibição e debate na sede do PCO DF SDS [CONIC] Bloco D [Ed. Eldorado] . 60-A . Sala 118