Skip to content

Universidade Marxista

A Universidade Marxista surge como uma iniciativa para sistematizar o intenso processo de educação política do PCO. O Partido já produziu milhares de horas de palestras, agora lança uma plataforma para anexar os seus cursos, bibliografias e outros materiais feitos estes eventos, dando ao aluno uma visão integral da teoria e historiografia marxista.

Universidade Marxista é composta por 3 seções: A Sala de Aula Socialista, a Enciclopédia Marxista e a Biblioteca Socialista. A primeira é onde você encontrará as aulas, os links para a bibliografia, e sugestões de leitura suplementares, e fotos e vídeos relacionados ao tema, e é claro sugestões de verbetes para aprofundar no tema.
A Enciclopédia Marxista é uma enciclopédia com verbetes históricos, descrições de termos e conceitos marxistas, lugares e pessoas, todos escritos com uma perspectiva e análise marxista e revolucionária.
Também terá acesso à Biblioteca Socialista, um arquivo indexado de diversos textos e documentos de Estudo para poder acessar também o material de base usado nos cursos e outros textos importantes.

A Universidade Marxista terá alguns cursos gratuitos e outros pagos, teremos no futuro também uma assinatura que dará acesso a todos os cursos mediante um pagamento recorrente. O curso “Democracia, Revolução e Socialismo” está sendo oferecido com uma pagamento único para custeio da operação.

Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: universidademarxista.pco.org.br

Nossos cursos:

  • NOVO: “Brasil: Uma Análise Marxista de 500 Anos de História!” Inscrições abertas! Clique aqui e saiba mais.

O maior curso de história marxista da esquerda nacional já está sendo organizado pelo PCO e irá começar em fevereiro de 2022.

O Partido da Causa Operária já está preparando o próximo curso da Universidade Marxista. Em 2022 a independência do Brasil completa 200 anos, não só isso como também completam 100 anos a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista do forte de Copacabana e a fundação do Partido Comunista do Brasil. Aproveitando a data marcante e também o momento em que diversas polêmicas históricas são levantadas pela esquerda, o Partido decidiu realizar um curso completo de história do Brasil compreendendo nossos 522 anos de existência. Será o maior curso organizado pelo PCO até o momento e o maior curso de história marxista da esquerda nacional.

A ideia se iniciou após a polêmica levantada com a queima da estátua do bandeirante Borba Gato, que foi o ápice de todo um movimento internacional de queima de estátuas iniciado em 2020 nos EUA. Naquele momento ficou claro que a esmagadora maioria da esquerda não só não compreende a história nacional, ignorando a importância das bandeiras na formação do Brasil, como adota uma política imperialista e antinacional usando por base o identitarismo. A esquerda pequeno burguesa interpreta a história brasileira de forma que o país nem deveria existir e isso tem implicações diretas para a política do presente.

O curso “O que foi o Stalinismo” é a maior iniciativa em língua portuguesa de explicação e elaboração teórica sobre os ocorridos na União Soviética. O curso versa desde aspectos teóricos, como o problema da revolução nos países atrasados, a revolução permanente e também explica fatos históricos até a 2ª Guerra Mundial.

Na parte 2, Rui Costa Pimenta apresenta uma análise marxista sobre os acontecimentos na União Soviética e referente à burocracia stalinista do pós-guerra até a queda da União Soviética.

O golpe de Estado no Brasil e o crescimento do fascismo no mundo todo criaram um clima reacionário que está influenciando inclusive setores da esquerda, que tem defendido a censura, o aumento de leis e penas e todo o tipo de atentado aos direitos democráticos. Há uma propaganda intensa contra direitos democráticos básicos da população, como a liberdade de expressão e de pensamento. A luta pelos direitos democráticos do povo só pode ser levada adiante por uma luta revolucionária. Nesse sentido, as conquistas das revoluções burguesas, com destaque
para a Revolução Francesa, são defendidas pela classe operária, porque a burguesia há muito tempo se tornou uma classe reacionária. Nesse curso, será discutida a concepção marxista da democracia, da luta pelos direitos democrático e sua relação com a revolução e o socialismo.

O curso sobre a democracia tem 10 exposições de três horas espaçadas ao longo de 5 semanas, resultando num curso de 30 horas. O tema será tratado dos mais diversos aspectos. Desde a natureza do regime democrático-burguês. Suas origens, a existência de alternativas a ele, suas limitações e uma exposição sobre a história da democracia.

O objetivo é explicar, de forma científica, com a análise marxista, o que é o fascismo e como ele deve ser derrotado. Desta forma, dá uma perspectiva para a esquerda, com base nos textos de Leon Trotsky (revolucionário ucraniano), de que forma deve-se fazer para derrotar o fascismo.

Com a ascensão de Bolsonaro e demais golpistas de extrema-direita, cada vez mais o fascismo das ruas corre o risco de se transformar em fascismo de Estado, reprimindo, perseguindo, prendendo, torturando e assassinando seus opositores políticos. Nessas condições, estudar e se preparar para enfrentar e vencer o fascismo é uma tarefa fundamental para uma juventude revolucionária e para todos os que querem derrotar a direita e defender os interesses do povo brasileiro.

Como caracterizar esse movimento e como dar combate a ele? É possível derrotar o fascismo nas instituições ou através do voto? Essas e outras questões serão discutidas nas aulas.

– Assista a aula 01 e às demais aulas clicando aqui.

Tratando de um tema bastante comentado e pouco compreendido pelos analistas burgueses. O presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, faz uma profunda análise histórica, que passa pela formação da China moderna até a revolução. Lá são quebrados vários dos mitos sobre a luta travada pelo proletariado chinês e é demonstrado que o o que ocorreu na China não foi acidente de percurso, mas o ponto culminante de um longo processo histórico e social.

– Assista a aula 01 e às demais aulas clicando aqui.