Procurar
Close this search box.

Rui Costa Pimenta – Presidente do Partido

Rui Costa Pimenta (São Paulo, 25 de junho de 1957) é um jornalista e político brasileiro, filiado ao Partido da Causa Operária (PCO), do qual é o presidente nacional desde 1995. É neto de João da Costa Pimenta e já foi candidato à presidência da República por três vezes.

Rui é formado pela Faculdade Cásper Líbero, tendo já atuado nos movimentos estudantis e sindical, e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980, integrando a tendência petista Causa Operária. 

Rui Costa Pimenta começou suas atividade políticas na ditadura militar, em 1976. Começou a militar no movimento estudantil ao entrar na Universidade, participando do Congresso de Refundação da UNE em 1980 (Salvador), e foi diretor do Centro Acadêmico de Estudos Literários e Linguísticas (CAELL) da Faculdade de Letras da USP.

Em 1980 fez parte também do Congresso de Fundação da Organização IV Internacional, que daria origem à tendência Causa Operária do Partido dos Trabalhadores, baseada no nome do jornal da organização. No decorrer da década de 80, Rui participa das grandes lutas sindicais contra o governo Sarney. Em 1985, ano de maior crescimento do movimento grevista, é eleito diretor da Central Única dos Trabalhadores na região da grande São Paulo.

Em 1992, os militantes da Causa Operária declararam publicamente a sua ruptura com o PT. Em 1995, após um trabalho preparatório de três anos, foi lançado o Partido da Causa Operária, que obteve um registro provisório como partido legal. Em 1996, após uma campanha nacional de filiações, o partido obteve registro definitivo.

Edita o jornal Causa Operária, além de ministrar cursos, palestras e debates no Brasil e na Europa.