Search
Close this search box.

Derrotar o bolsonarismo com a força do movimento popular

notaoficialpco_o-1 (1)

Nota oficial do PCO

A invasão da extrema-direita bolsonarista do Palácio do Planalto e outros órgãos públicos é um grande ataque contra o novo governo Lula e o povo trabalhador. É preciso soar o alarme para todos os militantes e as organizações operárias e populares. 

Neste exato momento, já se discute a aprovação de novas medidas repressivas e persecutórias contra os bolsonaristas, usando o aparato estatal na expectativa de que isso vá conter a expansão do movimento de extrema-direita, algo no sentido do que está sendo feito nos Estados Unidos. Como vemos o caso americano, onde Joe Biden perdeu o controle do Congresso, a medida é um retumbante fracasso.

Não podemos seguir o mesmo caminho. A reação contra a direita bolsonarista deve-se dar através de um amplo movimento popular e uma ampla mobilização, originada nos sindicatos, organizações de moradia, de luta pela terra e de estudantes. É preciso derrotar o bolsonarismo nas ruas, pois eles não serão derrotados nos tribunais ou pela policia.

A invasão de diversos órgãos públicos só foi possível por uma conivência dos órgãos de repressão para com os manifestantes, foi uma invasão permitida pelo aparato de repressão. É evidente que dentro das forças armadas os bolsonaristas gozam de uma posição confortável, mesmo dentro do Judiciário existe uma forte posição bolsonarista, a excetuar-se o STF, onde os bolsonaristas são minoritários, mas não enfrentam uma oposição séria.  Os grandes capitalistas, apesar de desejarem Bolsonaro fora do governo, não desejam extirpar o bolsonarismo, querem-no como cão raivoso, contido, mas pronto para atacar o novo governo do PT. Não haverá fim da extrema-direita pela mão das instituições, o governo deve ser defendido pelas mãos dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Neste sentido chamamos o PT, os partidos da esquerda, mas principalmente a CUT, o MST e o conjunto do movimento operário e popular a convocar uma plenária nacional de todos os partidos e organizações do movimento popular para que possamos discutir a mobilização e atos públicos para defender o governo e os trabalhadores brasileiros. 

Lula foi eleito nos braços do povo, serão estes mesmo braços que irão defendê-lo!

São Paulo, 8 de janeiro de 2023

Comissão Executiva Nacional do Comitê Central do Partido da Causa Operária