Rui Costa Pimenta: crime de ‘associação criminosa’ também é política de ditadura

Alexandre-de-Moraes-curso

Na última edição do programa Análise da 3ª, transmitido pela Rádio Causa Operária (RCO) no YouTube, Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), falou sobre o indiciamento de Bolsonaro e o processo liderado por Alexandre de Moraes no STF. Veja:

“A definição de associação criminosa pressupõe que um crime tenha sido cometido. Caso contrário, seria apenas um grupo de pessoas sem histórico de crimes sendo acusado de algo inexistente. A justiça brasileira está tomando um rumo kafkiano. O grande argumento usado por alguns é distorcido: ‘se Rui Costa Pimenta sai em defesa de alguém, ele está defendendo Bolsonaro’. Essa é a lógica absurda que estão aplicando: criticar o STF seria automaticamente uma defesa do Bolsonaro.

Essa mentalidade significa que, se o STF decidisse amanhã queimar livros em praça pública, eu não poderia me opor porque o autor do livro é Eduardo Bolsonaro. E não podemos esquecer que o próprio Flávio Dino já defendeu queimar livros em outro momento. Essa lógica não tem cabimento. Tudo isso reflete uma covardia: é a desculpa de quem não quer enfrentar Bolsonaro de verdade, mobilizar o povo ou levar adiante uma luta política consistente. Em vez disso, escondem-se atrás do STF.

A situação mais escandalosa é Alexandre de Moraes ser parte e juiz no mesmo processo. Isso vai contra princípios básicos da justiça. E o STF já aprovou até leis retroativas. Assim, estamos diante de um cenário em que um juiz pode cometer um crime e julgá-lo ele mesmo. É uma inversão completa do que deveria ser um sistema justo.

Sobre a questão das associações criminosas, é importante lembrar que, historicamente, isso é característico de ditaduras. A associação criminosa só existe para aumentar a pena de um crime já cometido. Não é, por si só, um crime isolado. Transformar isso em um mecanismo independente é apenas mais um reflexo de um sistema cada vez mais autoritário.”

1 comentário em “Rui Costa Pimenta: crime de ‘associação criminosa’ também é política de ditadura”

  1. https://www.facebook.com/watch/?v=402185239905359
    VEJAM ESTE VÍDEO. É O FINAL DE UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEF, REPRIMIDA POR ALEXANDRE DE MORAES E GERALDO ALCKMIN, VIOLENTAMENTE E GRATUITAMENTE.
    ESTIVE NESSA MANIFESTAÇÃO. ERAM 200 MIL PESSOAS MARCHANDO PACIFICAMENTE DO MASP ATÉ O LARGO DA BATATA. 4 DE SETEMBRO DE 2016. MANIFESTAÇÃO CONTRA O IMPEACHMENT. MUITA GENTE SAIU ANTES DE CHEGAR AO LARGO. ALI, JÁ REDUZIDA, A MANIFESTAÇÃO FOI CERCADA PELA POLÍCIA MILITAR, A MANDO DE GERALDO ALCKMIN E ALEXANDRE DE MORAES. ALEXANDRE DE MORAES, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DAQUELE QUE SERIA ELEITO POSTERIORMENTE VICE-PRESIDENTE, NUMA CHAPA QUE NINGUÉM VIU ONDE FOI FORMADA, NUMA ELEIÇÃO PRESIDIDA NO TSE, POR SEU ANTIGO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, ALEXANDRE DE MORAES. E NEM ELE SE DECLAROU IMPEDIDO, NEM NINGUÉM DE NOVO DISSE NADA. AGORA, SÓ SE ACATA. DE ONDE SAEM AS ORDENS, FICA INVISÍVEL. DE ONDE SAEM AS CAMPANHAS POLÍTICAS, NINGUÉM FICA SABENDO. SÓ SE SEGUE.
    OS ENTREVISTADOS NO VÍDEO ESTAVAM SOFRENDO AGRESSÕES DA PM DURANTE O FINAL DA MANIFESTAÇÃO: BOULOS, DEPUTADO PAULO TEIXEIRA, SENADOR LINDBERGH FARIAS E MINISTRO ROBERTO AMARAL. LINDBERGH CHEGA A BERRAR: "NÓS VAMOS DENUNCIAR O ALCKMIN NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS".
    NINGUÉM É OBRIGADO A CONTINUAR AGUENTANDO A ABOBRINHA QUE ESSES CARAS VIRARAM. E CONCORDAR COM ELES, MUITO MENOS. SE ELES ESQUECERAM O QUE SÃO, É PORQUE SÓ FICAM PROCURANDO INSTRUÇÕES FORA DO BRASIL, O POVO BRASILEIRO, COM QUEM ELES DEVERIAM ESTAR CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS, É TRATADO COMO GADO. GADO A VACINAR. SOMOS O QUINTO MELHOR MERCADO DO MUNDO PARA INVESTIMENTOS DE MULTINACIONAIS, EM SAÚDE. SOMOS O MAIOR CONSUMIDOR DE VACINAS DO MUNDO. ESSES DADOS SÃO TODOS DO SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *