Desde o início de julho, a “chama eterna” da democracia está apagada devido a falta de gás. Localizada no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a chama deveria permanecer acesa continuamente, sendo um dos pontos turísticos mais famosos da Capital Federal.
De acordo com informações da imprensa, o governo do Distrito Federal, sob a liderança de Ibaneis Rocha (MDB), está preparando uma licitação para adquirir o gás necessário. O governo também afirmou que a chama será reacesa “em breve” e que, enquanto isso, está sendo realizado um trabalho de manutenção no local.
“A Subsecretaria do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, realizará uma intervenção de manutenção na Pira da Pátria, que permanecerá fechada até a conclusão dos serviços,” disse o subsecretário Felipe Ramón Rodríguez.
Vale destacar que esta é apenas a terceira vez que a chama é apagada desde a inauguração do monumento, em 1986. Uma demonstração do resultado da política neoliberal de Ibaneis Rocha, que já está em seu segundo mandato.