Search
Close this search box.

Vestibular

O PCO e a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) defendem o fim do vestibular, a estatização de ensino, do básico ao superior e controle tripartite da universidade. Com o fim do vestibular, isto é, com a derrubada de todas as barreiras que impedem o jovem de ingressar na universidade, garantiremos o livre ingresso e a universalização da educação nesse sentido. 

Não só o ENEM, mas todos os vestibulares são, em sua essência, uma ferramenta para privar os filhos dos trabalhadores de entrarem nas universidades. Todos devem ter o direito de cursar o ensino superior, não apenas porque está garantido na Constituição, mas porque a educação não pode ser vista como um privilégio, pois é um direito do povo. Defender a classe trabalhadora significa, necessariamente, defender o fim dos vestibulares, para que seus filhos possam entrar nas universidades e seguir para um ramo profissional a partir de lá.

Não se trata de não possuir dinheiro, como é a desculpa oficial dada pela burguesia, mas sim de prioridades. Os tubarões da educação não podem tolerar todos os filhos dos trabalhadores em universidades por diversos motivos, seja porque a distância entre as classes é fundamental para a manutenção do seu domínio econômico, seja porque precisam sucatear o ensino público para forçar com que a educação se torne uma mercadoria; assim como desejam fazer com, dentre outras coisas, a saúde.

Não há como sustentar uma prova cada vez mais excludente, destinada a poucas pessoas, culpada por impedir que os mais pobres entrem na universidade; o ensino superior deve ser livre, uma continuação direta das etapas anteriores do aprendizado.

É preciso lutar pelo fim do ensino privado, pelo fim dos vestibulares e por uma educação pública, gratuita e, sobretudo, para todos.