Search
Close this search box.

Bandeirantismo

Para o Partido da Causa Operária (PCO), o bandeirantismo foi um fator de progresso. Por progresso, estamos falando do ponto de vista do marxismo, isto é, do desenvolvimento das forças produtivas. O bandeirantismo foi um período importante da história do Brasil por causa de sua contribuição para a expansão territorial e econômica do País.

As expedições bandeirantes permitiram explorar e desbravar vastas regiões do território brasileiro. Essas expedições abriram caminho para a ocupação e o desenvolvimento de novas áreas, contribuindo para a expansão territorial do Brasil, o maior país da América Latina e o quinto maior país do mundo.

Foram os bandeirantes que fizeram o Brasil se tornar um gigante mundial, com a ocupação de territórios fora da área controlada pelo Império de Portugal. Com esse tamanho, o Brasil se tornou um dos países atrasados mais importantes do mundo – um empecilho gigantesco para o imperialismo mundial.

Ademais, os bandeirantes eram exploradores em busca de riquezas naturais, como ouro, prata e pedras preciosas. Suas atividades contribuíram para a economia do Brasil na época, gerando recursos que foram importantes para o desenvolvimento do País, iniciando o Ciclo do Ouro, no século XVIII, permitindo o crescimento de uma atividade industrial importante em solo nacional.

Ainda, os bandeirantes ajudaram a construir a identidade nacional brasileira, sendo aventureiros que fazem parte fundamental da formação do Brasil enquanto um gigante mundial.

Em resumo, o PCO acha positivo o bandeirantismo, ressaltando o papel dos bandeirantes na expansão territorial, no desenvolvimento econômico e na formação da identidade nacional brasileira. Eles podem ser vistos como heróis que desbravaram o País e contribuíram para seu crescimento.