O acesso ao aprendizado da produção intelectual da humanidade, o saber científico, artístico, filosófico e humanístico é um direito fundamental de qualquer pessoa. O sistema de ensino público, como um dos meios de promover tal aprendizado, é, portanto, direito inalienável de cada um e dever do Estado. Contudo, no regime de opressão capitalista, o direito à educação é sistematicamente usurpado.
De um lado, um ensino público para as grandes massas oprimidas, totalmente controlado pelo Estado de maneira ditatorial e que o sucateia e sabota sistematicamente para reduzir custos. Para a pequena-burguesia e para a burguesia, criou-se um ensino distinto, ensino privado.
A escola assim organizada, isto é, determinada pelos interesses da burguesia, serve muito aos propósitos de dominação da classe dominante e muito pouco às massas oprimidas. Entretanto, a luta pela substituição dos interesses da burguesia pelos dos estudantes e dos oprimidos como direção da escola toma um sentido democrático essencial.
Por isso, defendemos um sistema único de ensino, sistema público gratuito e de qualidade para todos os níveis. Democracia nas escolas, gestão tripartite: estudantes, professores e funcionários e comunidade escolar, devem controlar as escolas e universidades. Investimento estatal de grande porte na infraestrutura e condições de trabalho, participação de estudantes, professores e comunidade escolar na escolha do currículo. Esses são elementos centrais da luta por uma educação que atenda minimamente os interesses da maioria do povo.