Search
Close this search box.

Governo tripartite nas escolas e universidades

O PCO defende que os estudantes tenham uma real participação nas decisões das escolas e universidades. Para isso, o Partido defende a organização de um governo tripartite, onde estudantes, professores e a comunidade ligada aquela instituição possa tomar decisões sobre o futuro da escola ou universidade.

A atual forma de gestão das escolas e universidades exclui por completo a real participação dos estudantes nas decisões a serem tomadas que afetam o dia a dia das instituições. Na prática, o controle fica na mão do governo, seja ele municipal, estadual ou federal, e com uma pequena participação de uma burocracia formada pelos professores. 

Por outro lado, os estudantes que representam a grande maioria dos presentes nas escolas e universidades não possuem qualquer poder decisivo na gestão destes lugares, criando uma grande contradição entre aqueles que são realmente interessados no uso da instituição e uma burocracia governamental, que atua conforme seus próprios interesses políticos e econômicos.

Esse governo tripartite funcionaria de modo para quebrar as contradições existentes nas decisões destas instituições, tendo o corpo estudantil o maior peso de decisão justamente por representar a parcela majoritária, sendo os professores, técnicos, e outros setores ligados à instituição possuindo menor peso, impedindo assim a formação de uma casta burocrática que obedece diretamente a interesses imediatos de determinada categoria, algo facilmente controlado pela burguesia.

Neste modelo o Estado apenas repassaria os recursos e estudantes, trabalhadores e professores escolheriam, dentro de seus próprios setores, por um processo democrático, a camada que os representaria.