Procurar
Close this search box.

Abaixo a provocação contra as mulheres do PCO no 8 de Março

notaoficialpco_o-1-1-1024x585-2

A Executiva Nacional do Partido da Causa Operária (PCO) vem por meio desta manifestar seu veemente repúdio aos acontecimentos deste dia 8 de março na Avenida Paulista em São Paulo, capital. Setores da organização do ato declararam que “o PCO não iria falar”, uma atitude completamente antidemocrática e sem justificativa, e completaram, sarcasticamente, “pode tirar nota de repúdio”. 

Diante do protesto do bloco das militantes do Coletivo Rosa Luxemburgo, ligado ao nosso Partido, alguns setores da esquerda pequeno-burguesa, a saber PCdoB, UP, PCB-RR, PSOL, incluindo vários homens, fizeram um cordão de isolamento para tentar impedir também esse protesto legítimo das nossas companheiras. Diante do fracasso dessa tentativa, prosseguiram chamando a Polícia Militar, controlada pelo governo fascista de Tarcísio Gomes de Freitas, que acaba de matar 40 pessoas no litoral paulista, para nos isolar do ato. O chamado foi feito do próprio caminhão de som do ato!

A medida de tentar impedir qualquer organização pertencente ao movimento operário e popular que seja de falar em uma manifestação pública é um ato fascista, de coerção da democracia operária e popular, de tentar calar vozes dissidentes por meio da força e um ataque a todo o movimento.

A PM reprimiu nossas militantes, sendo que uma delas foi recolhida ao hospital após ter sido agredida pela PM. A PM confiscou a nossa faixa principal, alegando que a “organização do ato havia requisitado”.

Estas ações antidemocráticas e antioperárias, inclusive com o uso da polícia, é apenas uma comprovação do caráter fascista da atitude e deveria ser repudiada por todas as organizações que defendam a democracia no interior do movimento operário e popular.

Chamamos a atenção dos responsáveis políticos para o fato de que esta atitude autoritária foi feita em nome de organizações como a CUT, APEOESP, PT, PCdoB e outros.

Chamamos os dirigentes responsáveis por estas organizações a condenar estas atitudes antidemocráticas e seus autores e garantir a democracia no interior dos eventos do movimento operário e popular.

São Paulo, 8 de março de 2024,

Executiva Nacional do Partido da Causa Operária