Search
Close this search box.

Soberania Nacional

O PCO defende a soberania nacional. O Partido acredita que nenhum governo ou organização estrangeira tem o direito de intervir no Brasil sem o consentimento do povo brasileiro, principalmente em relação às riquezas da nação. O petróleo, a água, os minérios, a terra, as florestas e todos os recursos que estiverem dentro do território nacional são propriedade dos brasileiros e não devem ser usados para o enriquecimento de forças estrangeiras.

No Brasil, atualmente, a questão da soberania é um dos grandes problemas nacionais. Os países imperialistas querem roubar a Amazônia brasileira. Há uma base norte-americana em território nacional amazônico, a base de Alcântara. As principais empresas nacionais, Eletrobrás, Vale, Petrobrás foram privatizadas parcial ou totalmente, ou seja, estão sob o controle de acionistas estrangeiros. Todos os trimestres, dezenas de bilhões de reais deixam o Brasil só em lucros do Petróleo.

Ao mesmo tempo, o País não tem o direito de se desenvolver. Os grandes monopólios imperialistas impedem que o Brasil desenvolva tecnologia. Destruíram a indústria automobilista, a pesquisa nuclear, impedem que se desenvolva tecnologia de informática e de todas as áreas da ciência. Isso é inaceitável. Uma nação como o Brasil tem a capacidade de ser referência em quase todos os ramos da tecnologia, como já é na aviação.

Por isso, o PCO é a favor da defesa integral da soberania nacional. O Brasil deve extirpar todos os parasitas estrangeiros que impedem seu desenvolvimento. Os agentes políticos do imperialismo, como as ONGs financiadas pela Open Society e pela Ford Foundation, também devem ser proibidas de atuar em território nacional. O Brasil deve ser controlado pelos brasileiros, e, mais especificamente, pela classe operária brasileira.